Destinos

Trujillo: entre praias e descobertas arqueológicas

Viaje com a única agência brasileira 100% especializada em Peru e garanta uma viagem mágica e sem dor de cabeça!

Destino: Trujillo

A cidade mais populosa do Norte do Peru, Trujillo foi palco de grandes civilizações pré Incas: cultura Chimu e cultura Mochica.

Com um centro histórico do período colonial bastante colorido, contendo igrejas centenárias e diversos casarões que pertecenceram às famílias abastadas da época da colonização espanhola que atualmente abrigam museus e casas de cultura, Trujillo ainda é uma cidade pouco procurada pelos turistas que vão ao Peru, portanto, uma ótima sugestão para quem busca lugares sem grandes lotações.

Quem decide dar uma chance à cidade, não se arrepende! E nem teria como se arrepender. Além do charme das ruas da cidade, em Trujillo estão grandes descobertas arqueológicas, como é o caso de Chan Chan e da Múmia Tatuada (a Dama de Cao).

Além da questão arqueológica, Trujillo também é um bom lugar para quem quer ter contato com o Oceano Pacífico. Tendo sido o principal porto da cidade por longos séculos, a Praia de Huanchaco é um bom ponto para quem quer assistir o pôr do sol ou mesmo praticar alguma atividade aquática.

O que levar na mala

  • Tênis confortável para os passeios
  • Roupas leves e confortáveis para os passeios
  • Protetor solar
  • Chapéu
  • Óculos de sol
  • Roupa de frio (principalmente para uso à noite)

Dicas Machu Picchu Brasil

  1. Percorra as ruas do centro histórico e turístico de Trujillo, observando seus casarões coloridos do período colonial.
  2. A praia de Huanchaco é famosa por seus "caballitos de totora". Vale a pena conferir!
  3. Não deixe de conhecer a Múmia Tatuada, uma descoberta surpreendente!

Plaza de Armas

Coração da cidade de Trujillo, a Plaza de Armas foi construída em 1534 e possui uma bela fonte em pedra branca que desde 1841 se tornou símbolo da praça. Ao seu redor está a Catedral da cidade, que foi destruída em 1619 por causa de um terremoto e reconstruída entre 1647 e 1666. Além da Catedral, a Plaza d e Armas está rodeada de coloridos casarões do período colonial, como o Palácio de Iturregui que pertenceu ao Don Juan Manuel de Iturregui y Aguilarte – um dos heróis da Independência do Peru –, e atualmente abriga o Clube Central da cidade e a Casa de Emancipación – que no passado foi Palácio do Governo e Congresso Constituite e hoje é sede do Banco Continental.

Chan Chan

No idioma nativo, Chan Chan significa “Sol Sol” e é considerada a maior cidade de barro das Américas, com 14 km² (atualmente). Foi a capital política, administrativa e religiosa da cultura pré Inca Chimú e chegou a ter 22 km², abrigando 50 mil pessoas aproximadamente. Estima-se que sua construção seja de 850 d.C. Os detalhes de suas construções de barro são até hoje nítidos, deixando o visitante boquiaberto! Realmente é impressionante ver de perto um local construído em barro que conseguiu sobreviver a tantos séculos! Infelizmente, Chan Chan está na lista da UNESCO como Patrimônio Ameaçado, exatamente pela fragilidade do material utilizado e também por causa do crescimento urbano de Trujillo.

Playa Huanchaco

A 10 km da Plaza de Armas de Trujillo está a famosa Playa Huanchaco. Esta praia foi o principal porto da cidade durante 400 anos! Atualmente, ela atrai moradores e visitantes interessados em apreciar a paisagem do Oceano Pacífico e caminhar pelo seu píer. Além disso, a praia é bastante frequentada por pescadores e surfistas. Mas, o surf em Huanchaco é um pouco diferente: aqui, eles usam os “caballitos de totora”: uma espécie de canoa pequena construída com “totora”, uma planta aquática que pode chegar a 3 metros de comprimento. Esta forma de “pegar onda” é considerada a origem do surf.

Huacas do Sol e da Lua

Estas famosas “huacas” (templos) pertenceram à cultura Moche, uma cultura pré Inca que habitou o Peru entre o século I e século VIII. Por esta razão, estes templos são popularmente chamados de “Huacas del Moche”. Ambos templos são construídos em adobe e possuíam funções distintas: a Huaca del Sol funcionava como um centro administrativo e militar; enquanto que a Huaca de la Luna funcionava como um local de cerimônias.

Complexo El Brujo

Este verdadeiro complexo arqueológico está a 60 km da cidade de Trujillo, em um povoado chamado Magdalena de Cao e acredita-se que ele tenha sido habitado por diversas culturas que passaram pela região, tendo uma data estimada de construção de 200 d.C., sendo a cultura Moche a que mais marcou o complexo! Diversas huacas (templos) fazem parte do El Brujo: Huaca Cortada, Huaca Pietra, Pozo Cerimonial, etc. e, além dos templos, o complexo também conta com um museu e loja de souvenirs. O grande destaque aqui é a Huaca Cao Viejo: foi o principal santuário Moche e foi também o local onde se descobriu a famosa Dama de Cao ou, popularmente chamada, a Múmia Tatuada!

Dama de Cao (ou Múmia Tatuada)

Descoberta em 2005 na Huaca Cao Viejo, esta múmia é de uma mulher que pertenceu à cultura Moche. Estima-se que ela tenha sido uma importante governante da cultura Moche e que tenha liderado esta civilização por volta de 350 d.C. Quando foi encontrada, junto com seu corpo estavam coroas e cerca de 100 objetos de ouro, prata e cobre e… armas de guerra! Essa descoberta arqueológica é considerada uma das mais importantes dos últimos tempos, pois até então, acreditava-se que somente homens haviam governado as antigas civilizações. O fato mais intrigante da Dama de Cao é que até hoje, em sua múmia, é possível ver suas tatuagens nos braços e pernas. Os desenhos de cobras, aranhas e desenhos geométricos sugerem que a Dama de Cao também possa ter sido uma sacerdotisa Moche. De qualquer forma, ela desempenhou papel de grande destaque. Estima-se que tenha falecido entre 25 e 30 anos por complicações na gravidez ou no parto.

Explore o mapa de Trujillo

Encante-se com a beleza de Trujillo

Viajar com a Machu Pichu Brasil é a garantia de conhecer o que há de mais importante no Peru, através de roteiros cuidadosamente elaborados e testados por milhares de clientes.

Converse com nossa
equipe para personalizar sua viagem, chame:

(11) 2528-2456 Grande São Paulo
0800 006 6020 Demais localizades

Nossa equipe já levou mais de 30.000 pessoas para o Peru!

Time da Machu Picchu

A Machu Picchu Brasil está no mercado desde 2010 sendo a única agência brasileira especializada em viagens ao Peru, que já realizou o sonho de mais de 30.000 passageiros! Somos apaixonados pelo destino que, além de ter uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno (Machu Picchu), surpreende a todos os visitantes com sua vasta beleza natural, sua história milenar e seu povo extremamente receptivo. Queremos que você conheça o melhor do país e, para isso, te oferecemos personalização, flexibilização e consultoria especializada que vão te ajudar a realizar seu sonho.

Assista ao video para entender melhor as vantagens da Machu Pichu Brasil

Sobre a Machu Picchu

Viajar com a Machu Pichu Brasil é a garantia de conhecer o que há de mais importante no Peru, através de roteiros cuidadosamente elaborados e testados por milhares de clientes.

Converse com nossa
equipe para personalizar sua viagem, chame:

(11) 2528-2456 Grande São Paulo
0800 006 6020 Demais localizades

Veja mais pacotes maravilhosos

Pacote

Ano Novo Andino

5 dias/ 4 noites
Cusco - Valle Sagrado - Machu Picchu
  • Tour Cusco Arqueológico, em serviço regular com guia em Português
  • Tour Valle Sagrado dos Incas com almoço, em serviço regular com guia em Português
  • 03 noites no hotel em Cusco com café da manhã
  • 01 noite no hotel em Águas Calientes com café da manhã

A partir de

10 x R$ 400,50 sem juros!

R$ 4.005,00

por pessoa, sem parte aérea