De manhã, após o café, sairemos do Hotel em direção à Huaca Rajada, que está localizada a 30 km de distância.
A visita à Huaca Rajada traz informações preciosas sobre o desenvolvimento da cultura Moche que habitou a região entre o século I e VII. Esta huaca era um local que servia como um cemitério da cultura da Moche, contendo 16 túmulos encontrados até o momento. Foi aqui que, em 1987, arqueólogos encontraram a tumba do Senhor de Sipán: um dos governantes Moche mais poderosos que viveu no Norte e esta consiste em uma das maiores descobertas arqueológicas do Peru, principalmente a considerar o excelente estado de conservação que a tumba se
Em sua tumba, o corpo estava coberto de ouro, prata e turquesa, além oferendas. Na tumba também foram encontradas ossadas de mulheres, crianças, guerreiros e até animais (lhama e cachorro), que foram sacrificados para que acompanhassem o senhor de Sipán na passagem para a nova vida. No idioma moche, Sipán significa “casa da lua”, o que está muito relacionado ao fato dos Moches adorarem elementos noturnos, como a Lua.
Nossa visita ao Museu Tumbas Reales de Sipán (inaugurado em 2002) será bastante esclarecedora, pois veremos as ossadas e objetos encontrados na tumba do Senhor de Sipán, entre outros objetos da cultura Moche, que totaliza cerca de 5 mil pessoas em seu acervo.
Faremos uma pausa para almoço (incluído).
Também visitaremos a região de pirâmides de Túcume, onde foi encontrada a tumba do Senhor de Tucume, descoberta em 2008, pelo filho do arqueólogo que descobriu a tumba do Senhor de Sipán. Túcume ainda passa por pesquisas arqueológicas, mas o que já foi encontrado revela valiosas informações sobre a cultura Lambayeque (também chamada de Sicán) que habitou a região entre os anos 700 a 1350.
Ao todo, estima-se que existiram 26 pirâmides de adobe no local.
Após nosso dia de aprendizados arqueológicos, voltaremos para o Hotel.
Atenção: este tour não é realizado às segundas-feiras.